Pular para o conteúdo principal

Protocolo ABVD



A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, a quimioterapia atinge não somente as células cancerígenas senão também as células sadias do organismo. De forma geral, a quimioterapia é administrada por via venosa, embora alguns quimioterápicos possam ser administrados por via oral.


Dependendo do tipo e do estadiamento do linfoma, a quimioterapia pode ser utilizada sozinha ou combinada com a radioterapia.

A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia tem duração de algumas semanas.

Os esquemas de quimioterapia para o linfoma de Hodgkin combinam vários medicamentos porque esses agem de formas diferentes nas células cancerígenas. As combinações utilizadas para tratar o linfoma de Hodgkin são muitas vezes referidos por siglas. O esquema mais comum é uma combinação de 4 medicamentos denominado ABVD, que consiste de:
Adriamicina.
Bleomicina.
Vinblastina.
Dacarbazina.






FONTE: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamento-quimioterapico-do-linfoma-de-hodgkin/1479/323/



LEIA MAIS SOBRE EM: http://www.scielo.br/pdf/eins/v9n2/pt_1679-4508-eins-9-2-0216.pdf

Comentários